Resumo: Este trabalho visa mostrar a importância do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID – para os alunos de licenciatura em Letras, nas áreas de Língua Portuguesa e Língua Inglesa na Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL, aqui chamados de pibidianos, como forma de diferenciar os estudantes das escolas onde foram desenvolvidas as atividades do PIBID. Vale destacar que é programa de grande valia para os alunos, futuros professores, ter acesso ao ambiente escolar, a conhecer e a vivenciar os desafios diários de uma sala de aula. Além disso, objetiva apresentar as atividades desenvolvidas pelos pidianos durante o primeiro semestre de 2019, com alunos de 6°ano da Escola Estadual Dr. Paulo de Castro Sarmento, localizada na cidade de União dos Palmares/ AL, com textos do gênero crônica. Bem como, mostrar a receptividade dos alunos das escolas onde tais atividades foram desenvolvidas. Para a formulação teórica deste trabalho, optamos pela leitura dos estudiosos Marcuschi (2002) e Bakhtin (1992). Vale acrescentar que o gênero textual crônica foi essencial para trabalhar com leitura, oralidade, interpretação e escrita por seu poder informativo e descontraído, no ambiente escolar, foi uma estratégia a qual usamos e percebermos que os estudantes apresentam dificuldades tanto em leitura quanto em produção de texto, quando solicitado para reconstruir ou mesmo construir sua própria linha de pensamento a respeito de um tema estudado e sugerido em aula. Dessa forma, a partir das análises das atividades realizadas foi possível verificar como os alunos se comportam linguisticamente em leitura, interpretação e escrita de textos, pertencente ao gênero textual crônica. Nessa pesquisa fica evidente que o PIBID contribui de para a formação de todos os envolvidos, promovendo a integração entre ensino superior e ensino básico, elevando assim a qualidade da formação inicial dos professores.
Comissão Organizadora
ELUNEAL Pibid RP UNEAL
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