Resumo: O presente artigo tem como proposta, expor as intervenções desenvolvidas pelos Pibidianos, durante o primeiro semestre de 2019 do Programa Institucional de Bolsa a Iniciação á Docência (PIBID), curso de licenciatura plena em Letras Português e Suas Respectivas Literaturas. Com o Subprojeto intitulado: Leitura, oralidade e escrita no ensino de línguas, desenvolvido na escola da rede pública estadual Dr. Paulo de Castro Sarmento, situada no município de União dos Palmares - AL. Para a aplicação deste objeto de estudo, é utilizado como recurso didático o gênero textual fábulas, por intermédio da atuação do PIBID, objetivou-se ministrar as aulas de forma que os alunos possam estar em contato com as fábulas, contextualizando e socializando as informações com os demais, possibilitando uma nova maneira de adquirir conhecimento. O público alvo do trabalho foi uma turma do 6º ano da supracitada escola. Pois sabemos que é preciso praticar a leitura, de forma a garantir ao educando o domínio da mesma, isto é, tornando-se capaz de ler com compreensão e produzir textos expressando suas ideias, este trabalho apresenta um embasamento teórico, fundamentados nos autores, Marcuschi (2002), Geraldi (2012), entre outros, vislumbrando refletir sobre aspectos relacionados à leitura, oralidade e escrita. O objetivo do estudo deste projeto foi oportunizar a leitura e a escrita, como meta na produção e reescrita de fábulas, contribuindo, assim, para o melhor aperfeiçoamento das habilidades em oralidade e escrita dos estudantes. Para alcançar o objetivo proposto, foram utilizados os seguintes instrumentos metodológicos: leitura, produção e reescrita de textos, observações e registros das ações desempenhadas. Visando despertar o interesse e a curiosidade dos educandos em relação à leitura e análise das fábulas, foram realizadas reflexões, discussões, e questionamentos sobre a relevância deste gênero, como possibilidades de construir novas habilidades e competências, por isso, os textos trabalhados, referentes às fábulas, foram discutidos em diferentes práticas que ajudaram os alunos a analisarem os textos promovendo discussões que aprimoraram a capacidade linguística e discursiva dos estudantes, como também a compreensão dos textos abordados, tendo em vista o cenário das novas tecnologias, foram utilizados recursos multimídia para complementar o processo de leitura. Dessa forma, o PIBID, proporcionou momentos para aplicar e analisar métodos para o processo de aperfeiçoamento dos estudantes e contribuir para a evolução dos mesmos a criarem gosto pela leitura, uma vez que esse hábito é indispensável ao processo de ensino e aprendizagem.
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