Este trabalho tem por objetivo apresentar a experiência do programa Residência Pedagógica, que a Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL participa, direcionando seus discentes às escolas públicas para que tenham contato com a realidade escolar e auxiliem os professores em todo o processo de planejamento das aulas, até a apresentação do conteúdo aos alunos, dividindo-se nas etapas de observação e regência, servindo para que antes de tudo os residentes conheçam a turma e seu ritmo. A experiência aconteceu na Escola Estadual Senador Rui Palmeira, localizada na cidade de Arapiraca-AL, em uma turma de terceiro ano de ensino médio, tendo como enfoque o processo de avaliação da aprendizagem na disciplina de História, sua abrangência e importância, abordando dilemas antigos e que perduram até os dias de hoje como a avaliação quantitativa, utilizada como parâmetro para a promoção dos alunos, além disso abordaremos sobre a recuperação. Nesse contexto aborda-se a avaliação da aprendizagem de acordo com experiências vivenciadas durante as aulas, provas, seminários e dinâmicas. Como principal meio de obtenção de dados, tivemos a observação e entrevista semiestruturada, pesquisas bibliográficas e documentais, analisando as visões e conceitos de alunos e professores, e de como cada segmento entende o tema, a importância dada pela escola, o que é avaliar e ser avaliado.
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