Gênero dissertativo-argumentativo: Uma prática para aperfeiçoamento da escrita no ensino médio

  • Autor
  • Taís Caroline Leite dos Santos
  • Co-autores
  • Renata dos Santos Tenório
  • Resumo
  • Este trabalho trata de uma sequência didática com o gênero dissertativo-argumentativo, objetivando desenvolver habilidades de produção escrita, em alunos do nível médio, com base na proposta do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). A pesquisa  faz parte do subprojeto: Leitura de gêneros textuais para o aperfeiçoamento da oralidade e escrita no ensino de Língua Portuguesa, o qual vincula-se ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência PIBID/CAPES/UNEAL, em parceria com uma escola da esfera pública, localizada em Palmeira dos Índios Alagoas. Embasam este estudo os postulados de Bakthin (2010), Marcuschi (2008), Dolz e Schneuwly (2004), Koch (2006-2010), Motta-Roth (2010), Faraco (2019), dentre outros. A metodologia da sequência didática foi amparada no modelo de Schneuwly e Dolz (2004), o que resultou na coleta de dados, cujo instrumento utilizado foi à produção de um texto argumentativo para a constituição do corpus. Os resultados revelam que a maioria dos discentes conseguiram realizar uma produção textual e outros não devido à falta de conhecimentos históricos, compreensão de texto e interpretação.

  • Palavras-chave
  • Gênero argumentativo, Interpretação textual, Escrita.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • TRABALHO NO ÂMBITO DO PROGRAMA PIBID
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  • TRABALHO NO ÂMBITO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
  • TRABALHO NÃO VINCULADO AOS PROGRAMAS PIBID E RP - LICENCIATURAS

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