RESUMO: Este artigo tem como objetivo apresentar reflexões sobre o papel social do licenciando em história na Educação de Jovens e Adultos a partir das experiências proporcionadas pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID subprojeto da Universidade Estadual de Alagoas, Campus III, em parceria com a Escola Estadual Manoel Passos Lima no município de Palmeira dos Índios, no período de agosto de 2018 a junho de 2019. O referido programa antecipa a prática em sala de aula preparando o bolsista para tal realidade, além de possibilitar o diálogo entre universidade e escola, auxiliando não só na formação inicial, mas também na formação continuada. O arcabouço teórico se dá através de autores que discutem acerca do processo de aprendizagem, formação docente, educação de jovens e adultos, como Freire (1996), Ventura (2012), Arroyo (2006), Machado (2008) e outros que abordam tais assuntos. A partir disso, é possível problematizar a necessidade da formação específica para atuar na EJA desde a formação na licenciatura até o campo de atuação. Ademais, é importante mencionar as didáticas que podem ser aprimoradas para facilitar a compreensão desses alunos referentes as temáticas Afro-brasileira e Indígena que são o objeto do projeto executado através do PIBID nessa instituição de educação básica.
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