PRÁTICAS E DESAFIOS DA FORMAÇÃO INICIAL DE LICENCIANDOS EM HISTÓRIA: UMA EXPERIÊNCIA DO PIBID NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

  • Autor
  • Maria Gabriela Simplício Ribeiro
  • Co-autores
  • Lourival Alves Cavalcante Júnior
  • Resumo
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    RESUMO: Este artigo tem como objetivo apresentar reflexões sobre o papel social do licenciando em história na Educação de Jovens e Adultos a partir das experiências proporcionadas pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID subprojeto da Universidade Estadual de Alagoas, Campus III, em parceria com a Escola Estadual Manoel Passos Lima no município de Palmeira dos Índios, no período de agosto de 2018 a junho de 2019. O referido programa antecipa a prática em sala de aula preparando o bolsista para tal realidade, além de possibilitar o diálogo entre universidade e escola, auxiliando não só na formação inicial, mas também na formação continuada. O arcabouço teórico se dá através de autores que discutem acerca do processo de aprendizagem, formação docente, educação de jovens e adultos, como Freire (1996), Ventura (2012), Arroyo (2006), Machado (2008) e outros que abordam tais assuntos. A partir disso, é possível problematizar a necessidade da formação específica para atuar na EJA desde a formação na licenciatura até o campo de atuação. Ademais, é importante mencionar as didáticas que podem ser aprimoradas para facilitar a compreensão desses alunos referentes as temáticas Afro-brasileira e Indígena que são o objeto do projeto executado através do PIBID nessa instituição de educação básica.

     

  • Palavras-chave
  • EJA, Formação Docente, Prática Pedagógica.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • TRABALHO NO ÂMBITO DO PROGRAMA PIBID
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  • TRABALHO NO ÂMBITO DO PROGRAMA PIBID
  • TRABALHO NO ÂMBITO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
  • TRABALHO NÃO VINCULADO AOS PROGRAMAS PIBID E RP - LICENCIATURAS

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