O presente artigo é resultado das experiências do estágio supervisionado nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental dentro do Programa Residência Pedagógica, núcleo I do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Alagoas, campus II Santana do Ipanema. Buscou-se neste trabalho apresentar como as ações iniciais de entrada na docência através do estágio nas práticas de planejar, fazer e rever apontam a possibilidade de ressignificar práticas docentes. O estágio se caracteriza para a maioria dos acadêmicos como a primeira experiência com o magistério, se constituindo como uma importante etapa na formação de professores críticos-reflexivos, que constatemente revisitam suas práticas para reflexão e posterior aprimoramento. Inicialmente foram realizadas as etapas de observação: caracterização institucional e da turma, logo após esse período foi produzido um projeto e a aplicação do mesmo como oportunidade de intervenção com o grupo de crianças. Por meio dos registros reflexivos de cada regência, foi possível ressiginifcar práticas em promoção dos vínculos afetivos nas intervenções do estágio. Para construção deste estudo foram realizadas pesquisas bibliográficas referenciadas nas obras de Busato (2005) Hartman (2015) e Pimenta (2004) além das construções teóricas de Tardif (2010). Como resultado dessa experiência, o que é possível acessar na prática de estágio são os elementos que estão inerentes na ação pedagógica, vivenciando os saberes e os fazeres da docência junto as crianças, ressignificando posturas e discursos na prática docente, a partir da ação – reflexão – ação.
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