A IMPORTÂNCIA DO PIBID NA FORMAÇÃO DOCENTE NO AGRESTE ALAGOANO

  • Autor
  • Gabriela Lopes de Araújo
  • Resumo
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    O objetivo deste artigo é frisar a importância do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência no agreste alagoano. . A metodologia da pesquisa foi exploratória, onde foram feitas entrevistas com discentes das Universidades Estadual (UNEAL)  e Federal de Alagoas (UFAL), além de um referencial teórico. A formação de professores na idade contemporânea, passa por vários processos: pelo método Lancaster, que era um método de ensino, no qual os alunos se alfabetizavam, para no futuro serem professores, mas sem uma intenção direta; As escolas normais, no início do século XX, eram instituições que ao contrario do método Lancaster, tinha estrutura, e intensão de formar professores; magistério entra em evidência nos anos 70, sendo um método de formação, junto com as licenciaturas de cursos superiores. Até que em 1996 é instituído por lei que, a formação de docentes seria de única responsabilidade do ensino superior. O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), que a possibilita a experiência durante a formação. O Pibid serve como uma afirmação diante da incerteza do discente, já que permite a aproximação do licenciando com o âmbito escolar. Sendo ainda a conexão entre a teoria e a prática, é o momento onde pode-se aplicar e criar métodos de ensino diferentes. Portanto, o Pibid é teória, prática, contato, experiência. Mas além de tudo, é ciência na docência.

     

  • Palavras-chave
  • Formação docente; Pibid; Experiência
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • TRABALHO NO ÂMBITO DO PROGRAMA PIBID
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  • TRABALHO NO ÂMBITO DO PROGRAMA PIBID
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  • TRABALHO NÃO VINCULADO AOS PROGRAMAS PIBID E RP - LICENCIATURAS

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