Diante de 10 meses de comprometimento com o programa PIBID no colégio Costa Rêgo na cidade de Arapiraca-AL, nós, bolsistas do programa, pudemos realizar uma análise crítica das aulas de História realizadas por nossa professora-supervisora do PIBID. Através das aulas realizadas no ensino médio, mais especificamente nos terceiros anos, pudemos perceber que há um grande déficit dos alunos em compreenderem o que é perpassado no campo da História, esses educandos possuem uma certa dificuldade em se enxergarem enquanto sujeitos históricos e, também, enquanto seres críticos da realidade que os permeiam. De acordo com a resolução N°4 de 13 de julho de 2010, o propósito do ensino médio é reforçar todo o conteúdo aprendido durante o ensino fundamental. Diante disto, identificamos que o problema pode consistir em uma lacuna durante o ensino básico tanto pelo professor, bem como a instituição de onde esses alunos advêm, dentre outras problemáticas inseridas nesse mesmo campo. Contudo, nesse artigo, iremos nos atentar basicamente sobre a formação básica desses discentes, pois essa ideia de uma História puramente decorativa, baseada em datas e “grandes heróis” que ocorre no ensino tradicionalista (SCHMIDT E CAINELLI, 2004). Por fim, nos atemos a essa problemática por afetar os alunos da referida instituição a qual fazemos parte e, por ser também um problema recorrente na rede pública de ensino.
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