A Residência Pedagógica é um programa que tem como principal objetivo contribuir para a formação de professores. Este presuposto envolve uma gama de fatores: formação inicial voltada para docência, o contato com a realidade escolar a fim de diminuir as "fronteiras" entre a formação universitária e a educação básica, além da experiência dialogada e orientada por profissionais já atuantes na área. Desta forma, este trabalho apresenta um relato das experiências desenvolvidas no âmbito do referido programa. A metodologia adotada é de cunho qualitativo mediante a pesquisa-ação. Assim, está sendo possível identificar a complexidade da proposta inaugural do mesmo, visto que, são construídas pesquisas, análises, observações, planejamentos, e socializações das experiências vividas nas escolas campos. Se de um lado os residentes se inteiram das rotinas pedagógicas, metodologias, projetos, planos de aulas; de outro, repensa suas ações no campo da pesquisa científica, dada a gama de conteúdos e as relações vivenciadas o ques proporcionam estratégias e saberes para a prática profissional.
Comissão Organizadora
ELUNEAL Pibid RP UNEAL
Comissão Científica