Este trabalho objetiva abordar a percepção de alunos do ensino básico, que compreende o fundamental e médio, a respeito da disciplina de Geografia. Dessa forma, aproveitando-se de experiências obtidas através do programa residência pedagógica foi possível desenvolver as observações que culminaram na construção deste artigo. Conceitualmente, o trabalho sustenta-se em uma visão bibliográfica fundamentada em autores que já abordaram ou ainda abordam as questões a respeito do ensino da Geografia na contemporaneidade. Esses autores diagnosticaram alguns fatores que atrapalham o desenvolvimento eficaz do ensino da Geografia e que podem ser relacionados a momentos e práticas passadas da docência da disciplina. Entre esses fatores, pode-se citar o amadorismo em torno do ensino da Geografia que permitia que pessoas não graduadas na área pudessem atuar lecionando a disciplina. Outro fator também é da visão construída de que seria apenas uma disciplina decorativa. Sem dúvidas, essa visão empobreceu por anos a capacidade que a Geografia possui como Ciência e como disciplina escolar. Baseando-se nesses problemas encontrados por esses autores e pelas experiências vividas no programa residência pedagógica, este trabalhou tentou, ainda que de forma breve, abordar a percepção dos alunos do ensino básico a respeito da Ciência Geográfica.
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