O ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa no âmbito de ensino médio tem o papel de solidificação e expansão dos conhecimentos adquiridos durante o período de ensino fundamental. Neste viés, através do relato de experiência da prática docente de três licenciandos (Residentes) do curso de Letras, que fizeram parte do programa Residência Pedagógica, implantado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), na Escola Estadual de Ensino Básico Costa Rêgo em Arapiraca-AL, vivenciaram a oportunidade de lecionar aulas nas turmas de 1° ano de ensino médio. Sendo assim, objetivou-se analisar as dificuldades na disciplina de Língua Portuguesa e aplicar metodologias didáticas intervencionistas, que teve como finalidade aperfeiçoar as habilidades de leitura, interpretação textual e produção escrita. Bem como, verificar o desenvolvimento de competências linguísticas e textuais dos alunos. Esta pesquisa está ancorada nos estudos de: Geraldi (2011), Libâneo (2010) e Orientações curriculares para o Ensino Médio (OCEM, 2006), que serviram de fundamentação teórica-metodológica, pois possibilitaram um melhor entendimento sobre a produção de escrita livre. Assim como, sobre a adoção de metodologias didáticas e à aquisição de pensamento crítico. Os resultados evidenciam que a experiência docente é basilar para a formação de qualquer profissional na área da educação, pois, a partir da vivência do ambiente escolar que se constatará tanto o ensino das teorias estudadas durante o decorrer da graduação quanto as dificuldades inerentes ao processo de ensino-aprendizagem. Nesse sentido, por meio da regência foi possível o uso de metodologias dinamizadoras que trouxeram resultados satisfatórios para o ensino de Língua Portuguesa.
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