O presente trabalho vem tratar das dificuldades enfrentadas pelos estudantes no decorrer do processo de aquisição da língua escrita e oral durante a fase de alfabetização. A necessidade de trabalhar esse tema surgiu após uma vivência no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência-PIBID, no primeiro semestre do ano de 2019 em uma turma do 4º ano de uma escola municipal de Santana do Ipanema – AL e após alguns estudos sobre a temática. Esse é um tema muito discutido nos últimos tempos, visto que a educação brasileira vem passando por diversos percalços e está em um constante declínio. São muitas as facetas da alfabetização, pois esta caracteriza-se como um conjunto de habilidades complexo, bem como são diversos os fatores que contribuem para que as dificuldades cresçam e se multipliquem. Buscam-se respostas acerca do fracasso em alfabetização e por vezes culpam os estudantes pela não aprendizagem, sendo que são muitos os fatores que influenciam para que cheguemos a esse cenário. Pensando nessas questões, nós abordamos o conceito de alfabetização sob a ótica de grandes teóricos especialistas na área, bem como os fatores que tem contribuído para que aumentem os índices de fracasso escolar dando ênfase aqueles de cunho social e por fim trazemos um pouco da experiência que vivenciamos como bolsistas. Durante a nossa atuação com o programa, nós notamos que alguns estudantes da turma apresentam dificuldades para adquirir e desenvolver a língua escrita e oral. Para fundamentar a pesquisa e fomentar a nossa discussão, nós recorremos a autores como Libâneo (1990), Soares (2018), Batista (2005). Ao final das nossas pesquisas foi possível perceber que a alfabetização é um processo complexo que exige estudo por parte do professor, visto que cada estudante tem a sua particularidade e demonstra necessidades diferentes.
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