AS DIFICULDADES PERTINENTES AO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LÍNGUA ESCRITA E ORAL PERPASSADAS PELOS ESTUDANTES EM FASE DE ALFABETIZAÇÃO

  • Autor
  • Maria Dayane Martins Gonzaga
  • Co-autores
  • Damião Barros dos Santos , Raysa Isabelly Pereira Francelino , Divanir Maria de Lima Reis
  • Resumo
  • O presente trabalho vem tratar das dificuldades enfrentadas pelos estudantes no decorrer do processo de aquisição da língua escrita e oral durante a fase de alfabetização. A necessidade de trabalhar esse tema surgiu após uma vivência no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência-PIBID, no primeiro semestre do ano de 2019 em uma turma do 4º ano de uma escola municipal de Santana do Ipanema – AL e após alguns estudos sobre a temática. Esse é um tema muito discutido nos últimos tempos, visto que a educação brasileira vem passando por diversos percalços e está em um constante declínio. São muitas as facetas da alfabetização, pois esta caracteriza-se como um conjunto de habilidades complexo, bem como são diversos os fatores que contribuem para que as dificuldades cresçam e se multipliquem. Buscam-se respostas acerca do fracasso em alfabetização e por vezes culpam os estudantes pela não aprendizagem, sendo que são muitos os fatores que influenciam para que cheguemos a esse cenário. Pensando nessas questões, nós abordamos o conceito de alfabetização sob a ótica de grandes teóricos especialistas na área, bem como os fatores que tem contribuído para que aumentem os índices de fracasso escolar dando ênfase aqueles de cunho social e por fim trazemos um pouco da experiência que vivenciamos como bolsistas. Durante a nossa atuação com o programa, nós notamos que alguns estudantes da turma apresentam dificuldades para adquirir e desenvolver a língua escrita e oral. Para fundamentar a pesquisa e fomentar a nossa discussão, nós recorremos a autores como Libâneo (1990), Soares (2018), Batista (2005). Ao final das nossas pesquisas foi possível perceber que a alfabetização é um processo complexo que exige estudo por parte do professor, visto que cada estudante tem a sua particularidade e demonstra necessidades diferentes. 

  • Palavras-chave
  • Alfabetização, Fracasso escolar, Perspectiva social
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • TRABALHO NO ÂMBITO DO PROGRAMA PIBID
Voltar Download
  • TRABALHO NO ÂMBITO DO PROGRAMA PIBID
  • TRABALHO NO ÂMBITO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
  • TRABALHO NÃO VINCULADO AOS PROGRAMAS PIBID E RP - LICENCIATURAS

Comissão Organizadora

ELUNEAL Pibid RP UNEAL

Comissão Científica