: O presente artigo procede das vivências no decorrer do Estágio de Residência Pedagógica em uma escola de Ensino Fundamental no Município de Arapiraca-AL. Tem como objetivo a elucidação de alguns desafios presentes no contexto escolar para realização da prática pedagógica. Vimos a necessidade de citar a importância da participação da família no processo de ensino-aprendizagem dos alunos, sendo um dos fatores de maior relevância para o sucesso ou fracasso escolar. A metodologia utilizada na pesquisa foi de cunho bibliográfico e pesquisa de campo. Os teóricos utilizados foram. (CIASCA, 2003), (CORTELLA, 2014), (OLIVEIRA, 1993), Macedo (1994), Vasconcelos (1995), (MUSZKAT e RIZZUTTI, 2012), SCHNETZLER e ROSA, 2003, p.27). Os recursos utilizados foram videoaulas, roda de conversa sobra as histórias de vida de cada um e como atividade prática incentivou a produção textual. Dentre as dificuldades encontram-se as patologias, nos aprofundamos em apenas duas delas: Dislexia e TDHA, enfocando as principais características de cada uma e fazendo uma análise do papel do docente no processo de alfabetização diante desses casos. Os resultados das pesquisas nos apontaram que para todos esses fatores a solução mais plausível seria a formação continuada dos docentes, visto que, é através de uma melhor qualificação do profissional de educação e de uma autorreflexão acerca de suas metodologias pedagógicas, adotando métodos inclusivos, que as dificuldades no âmbito escolar poderiam ser superadas.
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