Os gêneros textuais nos livros didáticos de língua portuguesa: um olhar sob a perspectiva teórica e prática
Autor
Miriely da Silva Martins
Resumo
Neste trabalho, analisamos o tratamento dos gêneros textuais, isto é, buscamos observar e compreender a forma como estes são abordados e trabalhados em Livros Didáticos (LD) de Língua Portuguesa no Ensino Médio e procuramos refletir sobre o direcionamento apresentado pelas obras em relação a essa temática. Além disso, ressaltamos que, essa pesquisa se justifica pela relevância do trabalho com os gêneros textuais através dos livros didáticos no contexto educacional. Então, para a realização deste estudo descritivo-documental, com abordagem qualitativa e quantitativa, selecionamos como material de observação/investigação a coleção, Português contemporâneo: diálogo, reflexão e uso, de autoria de Cereja, Vianna e Damien (2016) destinada ao ensino médio. Os materiais didáticos analisados demonstram que, apesar de não estarmos em uma almejada situação de ensino de língua materna, percebemos a preocupação dos autores em incorporar os estudos com relação a relevância de se trabalhar o desenvolvimento e/ou aprimoramento das capacidades de leitura, de entendimento e de produção textual. Como referencial teórico utilizamos as propostas de Bakthin (1997), Marcuschi (2005), Sheneulwly e Dolz (2004) e Bronckart (1999), dentre outros, cuja preocupação é direcionada para a importância da utilização dos gêneros textuais presentes nos livros didáticos em sala de aula. Todavia, apesar da diversidade de gêneros textuais encontrados na sessão analisada na respectiva coleção, isso não garantiu a qualidade do trabalho com esses gêneros discursivos.
Palavras-chave
Gêneros textuais, Livro didático, Língua materna.
Modalidade
Comunicação oral
Área Temática
TRABALHO NO ÂMBITO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
MARTINS, Miriely da Silva. Os gêneros textuais nos livros didáticos de língua portuguesa: um olhar sob a perspectiva teórica e prática.
In: 1º ELUNEAL – Encontro de Licenciaturas na Universidade Estadual de Alagoas -
Arapiraca-AL, 2019. Disponível em: <https://doity.com.br/anais/1-eluneal-/trabalho/109382>.
Acesso em: 17/11/2024 às 18:25
TRABALHO NO ÂMBITO DO PROGRAMA PIBID
TRABALHO NO ÂMBITO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
TRABALHO NÃO VINCULADO AOS PROGRAMAS PIBID E RP - LICENCIATURAS