RELAÇÕES ÉTICAS-RACIAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: DESCONSTRUINDO PRECONCEITOS A PARTIR DE EXPERIÊNCIAS NAS AULAS DE HISTÓRIA

  • Autor
  • Vitor Feitosa Santos
  • Resumo
  •  

    Resumo: O presente trabalho visa exibir e discutir alguns trabalhos e métodos aplicados nas escolas parceiras, escola estadual Graciliano Ramos,  Escola Estadual Djanira Santos Silva, no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência, - PIBID,  do curso de História da Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL/campus lll. Busca-se analisar as experiências e vivências realizadas nas escolas para compreender a importância desse programa na fomentação do aluno/bolsista graduando como futuro docente da educação básica, tendo como base inicial, a aplicação do projeto sob a temática afro e indígena nas escolas parceiras do município de Palmeira dos Índios/AL, para entender  como o projeto é importante e vem sendo desenvolvido na formação docente. o objetivo de levantar a questão afro e indígena no ensino, para contribuir de forma significativa na formação social desses alunos, sejam nas séries do fundamental ou médio, através de métodos de pesquisa, debates, exposição, fotografia, dentre outros. A partir da realização de diversas leituras e das observações-participativas foi possível perceber que há, sim, uma dificuldade em relação ao ensino da História e Cultura Afro-brasileira e Indígena, não só no tocante a parte da gestão, mas principalmente aos recursos didáticos ofertados. Metodologicamente será apresentada uma pesquisa nos pressupostos teóricos de, (LUCIANO, 2006,) (OLIVEIRA, 2007), e (LITZ, 2006.).

     
  • Palavras-chave
  • Docência, Educação, Métodos.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • TRABALHO NO ÂMBITO DO PROGRAMA PIBID
Voltar Download
  • TRABALHO NO ÂMBITO DO PROGRAMA PIBID
  • TRABALHO NO ÂMBITO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
  • TRABALHO NÃO VINCULADO AOS PROGRAMAS PIBID E RP - LICENCIATURAS

Comissão Organizadora

ELUNEAL Pibid RP UNEAL

Comissão Científica