Resumo: O presente trabalho visa exibir e discutir alguns trabalhos e métodos aplicados nas escolas parceiras, escola estadual Graciliano Ramos, Escola Estadual Djanira Santos Silva, no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência, - PIBID, do curso de História da Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL/campus lll. Busca-se analisar as experiências e vivências realizadas nas escolas para compreender a importância desse programa na fomentação do aluno/bolsista graduando como futuro docente da educação básica, tendo como base inicial, a aplicação do projeto sob a temática afro e indígena nas escolas parceiras do município de Palmeira dos Índios/AL, para entender como o projeto é importante e vem sendo desenvolvido na formação docente. o objetivo de levantar a questão afro e indígena no ensino, para contribuir de forma significativa na formação social desses alunos, sejam nas séries do fundamental ou médio, através de métodos de pesquisa, debates, exposição, fotografia, dentre outros. A partir da realização de diversas leituras e das observações-participativas foi possível perceber que há, sim, uma dificuldade em relação ao ensino da História e Cultura Afro-brasileira e Indígena, não só no tocante a parte da gestão, mas principalmente aos recursos didáticos ofertados. Metodologicamente será apresentada uma pesquisa nos pressupostos teóricos de, (LUCIANO, 2006,) (OLIVEIRA, 2007), e (LITZ, 2006.).
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