OFICINAS CARTOGRÁFICAS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DA CARTOGRAFIA
Ana Paula dos Santos VASCONCELOS1
Leticia Pereira dos SANTOS2
Jenaice Israel FERRO3
1 Graduanda do curso de Licenciatura em geografia, UNEAL; 2 Graduanda do Curso de Geografia, UNEAL; 3 Professora/orientadora do curso de licenciatura em Geografia, UNEAL
anapaulavasconcellos218@gmail.com
leticiap2018@gmail
jeinaceferrouneal@gmail.com
RESUMO: Esse artigo tem como objetivo salientar sobre a importância da cartografia, assim como do
uso de oficinas para o ensino-aprendizagem dos alunos, além de relatar experiências obtidas em sala de aula, através do programa institucional de bolsas de iniciação a docência (PIBID). Que possibilita os discentes em licenciatura ter uma experiência com as escolas públicas antes do estágio obrigatório. Ressalta ainda o uso da cartografia em outras áreas do conhecimento como, por exemplo, na medicina, além de explicitar a importância de jogos no ensino da cartografia nas escolas como um instrumento didático, que auxilia o professor nas aulas, assim como no ensino do aluno. Pois, atividades lúdicas além de instigar a curiosidade do aluno, faz com que o mesmo preste atenção no assunto, socialize e ao mesmo tempo troque conhecimentos, auxilia para que ele desenvolva um pensamento crítico, além de estreitar a relação entre aluno e professor, tornando o ambiente escolar mais agradável. São muitos os benefícios do uso do lúdico em sala de aula, embora a explicação do conteúdo nunca deva ser substituída, as dinâmicas são de grande importância para o ensino dos alunos, mas devem ser usadas com cuidado para os alunos não entenderem como brincadeira. O jogo que envolve um conteúdo didático estimula o aluno a aprender. Para tanto, foram realizadas buscas por materiais didáticos, assim como pesquisas bibliográficas sobre o conteúdo trabalhado, pesquisas por vídeos na internet, e elaboração de materiais para a produção de oficinas pedagógicas, que auxiliem na aprendizagem dos alunos sobre cartografia.
PALAVRAS-CHAVE: Cartografia, jogos, ensino
ABSTRACT: This article aims to emphasize the importance of cartography as well as the use of workshops for students' teaching and learning, in addition to reporting on classroom experiences through the institutional program of teaching initiation scholarships (PIBID). Which enables undergraduate students to have an experience with public schools before the required internship. It also emphasizes the use of cartography in other areas of knowledge, such as medicine, in addition to highlighting the importance of games in the teaching of cartography in schools as a didactic instrument, which helps the teacher in class, as well as in student teaching. . For playful activities, besides arousing the student's curiosity, make him pay attention to the subject, socialize and at the same time exchange knowledge, help him to develop critical thinking, and strengthen the relationship between student and teacher, making the most enjoyable school environment. The benefits of using the classroom in many ways are beneficial, although the explanation of the content should never be replaced, the dynamics are of great importance for the teaching of the students, but should be used with caution so that the students do not understand as a joke. The game that involves a didactic content stimulates the student to learn. To this end, searches were made for teaching materials, as well as bibliographical research on the content worked, video searches on the Internet, and preparation of materials for the production of educational workshops, which help students learn about cartography.
KEYWORDS: Cartography, games, teaching
Comissão Organizadora
ELUNEAL Pibid RP UNEAL
Comissão Científica