Este artigo tem o intuito de relatar algumas práticas e vivências dos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, em específico sobre intervenções realizadas durante as aulas de história, na Escola Estadual Graciliano Ramos, essas atividades de intervenção tiveram como metodologia o uso de imagens, debates, paródias, análises de textos e foram planejadas para serem aplicadas de forma lúdica e dinamizada, como modo de despertar o interesse de participação e curiosidade do alunado, além de fomentar uma relação mais estreita e construir um diálogo proveitoso entre as partes. Para tal atividade, nos fundamentaremos nas reflexões teóricas de: Favero (1992), Ferreira (2015), Freire (1991). Dessa forma, esse artigo descreve o processo de criação de estratégias e abordagens metodológicas realizadas, que serviram de auxílio para obter melhor resultado dentro do que foi proposto com as intervenções. Ademais, apresenta resultados dos questionários aplicados para os alunos, que tiveram a oportunidade de opinar e avaliar os métodos utilizados pelos bolsistas em sala.
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