O presente artigo tem o objetivo de apresentar as experiências vividas por alguns bolsistas através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID, na Escola Estadual Graciliano Ramos no município de Palmeira dos Índios-AL, aonde foi desenvolvido o projeto intitulado “todo dia é dia de índio” que trata da desconstrução de estereótipos criados desde o período da colonização sobre os povos indígenas e que se perpetuam até os dias atuais. A proposta foi estimular uma discussão entre os alunos da escola e os bolsistas do PIBID sobre a forma de como o índio é apresentado no livro didático e como ele é visto dentro das escolas de educação básica. A partir de tais diálogos e discussões aplicadas na escola com os alunos, foi possível retratar aos mesmos a importância de respeitar a diversidade cultural na sociedade. Para elaboração do trabalho foi utilizado os pressupostos teóricos de GADOTTI (1992), MOREIRA & CANDAU (2003), OLIVEIRA (2011), PAIVA (2015) dentre outros, que discutem a temática indígena e a educação básica. Metodologicamente apresentamos uma pesquisa de campo com observação participante e uma pesquisa de cunho bibliográfico. Por fim, espera-se que este trabalho possa elucidar as práticas religiosas e a identidade cultural como elementos que constituem a cultura desses povos, assim como, a imagem dos povos indígenas diante do olhar do não-índio.
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