UMA ANÁLISE SOBRE AS RELAÇÕES DE GÊNERO NUMA TURMA DE 3° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL – PIBID/UNEAL, CAMPUS I

  • Autor
  • Juliana Pereira Lima
  • Co-autores
  • Bianca Ramos de Jesus
  • Resumo
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    RESUMO: O presente artigo foi realizado a partir do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) na Escola de Ensino Fundamental Professor Jayme de Altavilla, no município de Arapiraca - Alagoas, numa turma de 3° ano partindo do objetivo de entender e analisar as relações de gênero entre as crianças através da observação de seus comportamentos diários nas atividades em sala de aula. Atrelando observação e pesquisa pudemos constatar como as influências de condicionamentos sociais interferem no comportamento e desenvolvimento infantil onde as distinções sexistas já estão internalizadas e naturalizadas nas próprias crianças bem como nas ações do corpo docente e de toda a equipe gestora da escola. Dentro desse contexto de análise escolar pudemos também fazer uma reflexão sobre qual é o papel da escola dentro desse processo: a escola é uma mera reprodutora desse modelo de pensamento instituído historicamente pela sociedade? Ou ela consegue produzir atitudes e incentivar comportamentos que rompam com esses paradigmas preestabelecidos? Até onde a formação docente pode intervir numa possível reprodução dessas ações?

     

    Palavras-chave: Análise escolar, Comportamento, Gênero, Observação.

     

  • Palavras-chave
  • Análise escolar, Comportamento, Gênero, Observação.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • TRABALHO NO ÂMBITO DO PROGRAMA PIBID
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