As dificuldades na inclusão dos alunos que possuem deficiência auditiva crescem consideravelmente no Brasil, a falta de estrutura nas escolas impossibilitam uma qualidade de ensino e recepção desses alunos, o que gera um atraso de conhecimento e uma exclusão desses indivíduos que não passam de vítimas de um sistema falho. Existem projetos de leis que obrigam as escolas públicas oferecerem intérpretes de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) em salas, porém o descaso e falta do cumprimento de leis acabam deixando a desejar e a escola fica a mercê da situação, tendo que se virar para tentar incluir o aluno as suas limitações de rede pública. Então esse artigo tem por objetivo detectar os problemas que causam a exclusão de uma aluna surda-muda na sala de aula do segundo ano, do Ensino Médio, da Escola Estadual Djanira Santos Silva, situada no município de Palmeira dos Ìndios, para que possamos planejar habilidades e métodos para solucionar a falta de comunicação,desenvolver a conscientização da inclusão dos surdos-mudos e incentivar professores e funcionários a buscarem o aprimoramento do conhecimento em LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais). A inclusão parte de mudanças de atitude, do sistema e principalmente da sociedade, para isso desenvolvemos algumas rotinas diárias voltadas a linguagem em LIBRAS e chegamos a algumas conclusões positivas.
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