O presente trabalho apresentar o resultado da abordagem critico-reflexiva desenvolvida a partir da análise do gênero textual no livro didático com o intuito de reconhecer como estes textos vem sendo trabalhados no âmbito escolar a fim de garantir a formação de sujeitos que reconheçam e consequentemente façam a adequada aplicabilidade dos gêneros nas produções orais ou escritas estabelecidas durante sua integração no processo comunicativo social. O foco é verificar acerca do trabalho de compreensão, de conhecimento e funcionalidade do gênero em turmas de 6º e 9º anos do Ensino Fundamental II. Em relação ao embasamento teórico, terá fundamento nas propostas de Bakhtin (1997), Marcuschi (2005), Sheneulwly e Dolz (2004) e Bronckart (1999). Ademais, contar-se-á a com a análise do livro didático, ferramenta considerada base e, em sua maioria norteadora de todo trabalho educacional desenvolvido no contexto escolar. A construção textual contará com leituras discursivas, pesquisa de campo e observação analítica do material didático. Para tanto, o trabalho realizado pretende evidenciar o quão significativo deve ser a pratica de atividades envolvendo o gênero textual, vindo assim a motivar e garantir a efetiva progressão do indivíduo no que concerne às habilidades de leitura, escrita, compreensão e uso social da linguagem.
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