RESUMO: O presente artigo é fruto das experiências vivenciadas através do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência). O trabalho tem por objetivo descrever relatos de experiências a partir da aplicação do subprojeto do PIBID/História intitulado: “Saberes e práticas do ensino de História afro e indígena: memória, imagem, oralidade e patrimônio”, ao mesmo tempo em que analisa e discute como as relações étnicas e culturais vêm sendo trabalhadas na escola e quais as dificuldades, limitações e aplicabilidade. Buscamos perceber também, a importância do estudo dessas temáticas no âmbito escolar, visando identificar as contribuições do subprojeto para a Educação Básica. Além de abordar a importância do programa para a formação inicial docente. A metodologia utilizada para a realização do trabalho baseia-se nas experiências em sala de aula e na revisão bibliográfica. O trabalho está fundamentado em alguns teóricos como: Freire (2002) que discute sobre a educação e o fazer pedagógico, Barros (2007), que trata sobre a temática afrodescendente na escola, Caimi (2013), que aborda sobre a formação inicial, Munanga (2005), Pimenta (2005), Oliveira (2007), Lima (2004) e Pinsky (2004) entre outros. Com isso, a finalidade é fomentar discussões sobre novas metodologias para o ensino dessas temáticas, analisando também a importância e a necessidade da formação continuada de professores.
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