O presente artigo apresenta experiências vivenciadas no Estágio de Docência do Ensino Fundamental Anos Iniciais, como parte obrigatória do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual de Alagoas – Campus II, estando este atrelado ao Programa Residência Pedagógica, que busca o aperfeiçoamento dos estágios nas licenciaturas. A pesquisa foi realizada em uma escola parceira do Programa, localizada no sertão alagoano, em uma turma de 5º ano do Ensino Fundamental, as residentes/estagiárias estiveram presentes na escola-campo por cerca de três meses, podendo, assim, vivenciar um pouco do cotidiano escolar em questão. O trabalho tem como objetivo, tornar concreta a associação entre teoria e prática dentro do contexto educacional, ocasionando uma reflexão e criticidade na ação docente e na construção da visão do ser professor de crianças do Ensino Fundamental, que apesar de estar nesta modalidade, ainda assim, são crianças e têm suas especificidades. Foi buscado como aporte teórico os olhares de autores como Pimenta (2000); Hartman (2005); Zabala (1998); Busato (2005) para auxiliar nas problematizações e contribuir para um melhor entendimento da temática vivida e refletida. Por fim, pudemos constatar que apesar das diferenças evidentes entre teoria e prática, elas são constantes indissociáveis, precisando ser sincronizadas para que a ação docente seja completa, sendo a experiência do estágio, de importante parte do processo de construção da identidade docente das estagiárias/residentes.
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