Visto que grande parte dos alunos do ensino fundamental tem pouco contato com livros de literatura com a temática negra, chegamos à conclusão que se faz necessária uma intervenção para melhorar o conhecimento dos mesmos sobre esse tema e também trabalhar suas insuficiências na leitura e na escrita, resolvendo eficazmente este problema dentro do meio escolar. Aproveitando o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID do curso de História da Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL, na Escola de Ensino Fundamental Djalma Matheus Santana, elaboramos o projeto "Da Literatura à História” que tem como objetivo estimular no aluno um apreço pela leitura e mostrar a amplitude da literatura voltada para questões e personagens da cultura negra, assim demonstrando o valor que essa atividade tem para a construção de um conhecimento de mundo mais amplo e para que dessa maneira eles possam construir uma criticidade e uma autoafirmação. Observamos nesse projeto a oportunidade mútua de encaixar os estudantes em um sistema de leitura que visa melhorar o desenvolvimento educacional e também desmistificar temas do cotidiano e históricos da cultura africana que são refletidos no cenário atual. Apesar de sabermos da existência eminente de diversos fatores sociais que geram barreiras entre o aluno de escola municipal e o interesse pelas oportunidades ofertadas no ambiente escolar, este projeto foi elaborado com o objetivo de atenuar tais dificuldades encontradas pelos estudantes perante o interesse em ler e buscar conhecimentos elaborando um método que os deixassem familiarizados, primeiramente, com livros da literatura negra e, posteriormente, com livros historiográficos. O planejamento do projeto teve início com a criação de uma sequência didática elaborada no acervo da biblioteca da escola, em seguida foi feito um levantamento nas turmas trabalhadas dos alunos que se interessavam pelo tema. O fato de fazer um levantamento nas turmas se deu por conta de não contarmos com uma ampla gama de literaturas com o tema desejado. Os livros foram selecionados e entregues. O aluno teria o prazo de 15 dias para ler e entregar um resumo paradidático do livro escolhido e, no final, o resumo mais elaborado ganharia um prêmio. Por estarmos tratando com crianças e adolescentes, a forma de gerar uma competição para no fim eles serem premiados serviu como um incentivo à participação do aluno no projeto. A primeira etapa do nosso projeto foi concluída! Iniciamos com base na literatura por possuir uma linguagem mais acessível, tendo em vista que a maioria ainda não havia tido um contato direto com livros literários, mas nosso objetivo está em mostrar a importância dos textos historiográficos de cultura africana e afro-brasileira e a riqueza dos conteúdos que possuem. A experiência foi bastante produtiva e é com base nela que este artigo será elaborado tendo como principal objetivo retratar a experiência vivenciada através desse projeto instaurado na EEFDMS e descrever as etapas que foram consideradas essenciais para a construção do mesmo. Por fim, percebemos através dele a necessidade em ressaltar a importância do tema a ser debatido, abordado e elaborado constantemente por professores de rede pública que buscam um melhor desenvolvimento cognitivo de seus alunos e que, assim como nós, veem na leitura o pontapé inicial para expansão de conhecimentos, pondo fim em preconceitos arraigados na nossa sociedade e construindo um novo olhar para questões sociais que são de suma importância para o planejamento didático.
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