A ATUAÇÃO DOS CONSELHOS ESCOLARES FRENTE AO CENÁRIO DEMOCRATICO DAS ESCOLAS PARCEIRAS DO PIBID: UMA ANÁLISE EM ARAPIRACA-AL

  • Autor
  • ANDRIELE LEANDRO FARIAS
  • Co-autores
  • MARIA CAROLINE DE SOUZA , MELQUISEDEQUE SILVA LINO , MARIA LUIZA BRÁZ
  • Resumo
  • O presente artigo trata de uma análise, através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID, sobre da atuação dos conselhos escolares, compreendendo sua formação e funcionamento nas escolas, e qual a importância do conselho para uma maior participação dos alunos no cenário democrático escolar, proporcionando uma garantia de melhores condições de ensino e a integração da sociedade na vida escolar. Neste sentido, acreditando que o conselho escolar, órgão máximo da escola, tem papel fundamental na realização de um processo democrático, além de contribui para que as instituições de ensino público cumpram sua função social de ensinar, foi realizado uma revisão bibliográfica sobre o tema proposto e um estudo de caso, com aplicação de questionários para professores e alunos sobre os conselhos escolares e sua atuação em três escolas parceiras do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID, nas turmas dos 8º e 9ª  anos de ensino fundamental e 2º e 3° ano do ensino médio localizadas na cidade de Arapiraca-Al. Espera-se que este trabalho venha a ser uma contribuição para melhor entender o papel dos conselhos na sociedade e na educação escolar garantindo o conhecimento aos direito sociais, colaborando com a melhoria da qualidade de ensino e a realização da aproximação dos discentes com o ambiente escolar.

  • Palavras-chave
  • Conselho Escolar, Participação, Alunos, Ensino
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • TRABALHO NO ÂMBITO DO PROGRAMA PIBID
Voltar Download
  • TRABALHO NO ÂMBITO DO PROGRAMA PIBID
  • TRABALHO NO ÂMBITO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
  • TRABALHO NÃO VINCULADO AOS PROGRAMAS PIBID E RP - LICENCIATURAS

Comissão Organizadora

ELUNEAL Pibid RP UNEAL

Comissão Científica