O ensino da Língua inglesa através do gênero textual letra de música

  • Autor
  • Rodrigo Silva de Oliveira
  • Resumo
  •  

    Este trabalho está atrelado ao subprojeto do curso de Letras PIBID/ CAPES/ UNEAL Leitura de gêneros textuais para o aperfeiçoamento da oralidade e escrita no ensino da língua portuguesa (e inglesa) e tem como objetivo trabalhar o gênero letra de música em língua inglesa com os alunos de três escolas públicas da cidade de Palmeira dos Índios, Alagoas, participantes do subprojeto, a fim de estimulá-los a desenvolver as habilidades de falantes nas aulas de línguaportuguesa/ inglesa.Nosso embasamento para este estudo deu-se a partir dos textos de Marcuschi (2008) que trata da utilização dos gêneros textuaisno ensino de língua; deDolz, Noverraz e Schneuwly (2004), que propõem um modelo de sequência didática (SD) com apresentação da situação, produção inicial, módulos (n) e produção final; e de Ferrari (2014), que utiliza atividades de pre-reading, listening, reading comprehension, grammar/vocabular, e post reading no ensino de inglês. Nesse sentido, criamos uma sequência didática com a letra de música “Torn”, de Natalie Imbruglia, buscando desenvolver as habilidades de reading (ler), writing (escrever), listening (ouvir) e speaking (falar) em sala de aula. Os resultados até o momento mostram que o gênero trabalhado possibilita uma maior participação dos alunos, por proporcionar entretenimento e relaxamento. Nas atividades propostas, os alunos realizaram pesquisas para conhecer o sentido e a pronúncia das palavras.

     

  • Palavras-chave
  • Gênero textual, letra de música, sequência didática.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • TRABALHO NO ÂMBITO DO PROGRAMA PIBID
Voltar Download
  • TRABALHO NO ÂMBITO DO PROGRAMA PIBID
  • TRABALHO NO ÂMBITO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
  • TRABALHO NÃO VINCULADO AOS PROGRAMAS PIBID E RP - LICENCIATURAS

Comissão Organizadora

ELUNEAL Pibid RP UNEAL

Comissão Científica