Resumo: O presente trabalho insere-se no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), tendo como principal objetivo apresentar um relato da experiência como professora colaboradora no subprojeto intitulado: leitura de gêneros textuais para o aperfeiçoamento da oralidade e escrita no ensino de Língua Portuguesa, vinculado à Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), no município de Palmeira dos Índios, Alagoas. Metodologicamente, o trabalho possui características da pesquisa-ação pelo fato de procurar intervir na realidade e contribuir com uma melhoria no que diz respeito ao ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa em turmas do Ensino Fundamental e Médio de escolas públicas do referido município. Nesse percurso, mostramos as etapas do subprojeto que já foram desenvolvidas nas escolas parceiras, bem como destacamos a relação entre a metodologia utilizada pelos pibidianos para o trabalho com os gêneros e a proposta dos Parâmetros Curriculares Nacionais/ PCNs: leitura de textos, para compreensão das coisas e do mundo; produção de textos orais e escritos, para expressão do conhecimento; e análise linguística, para estudo dos problemas e aprimoramento dos textos através da retextualização e da reescrita. Alguns autores surgem nesse processo interventivo, como Antunes (2009), Bakhtin (2010), Koch (2004; 2017), Koch & Travaglia (2015), Marcuschi (2001, 2008), PCNs (1998), Schneuwly & Dolz (2004), entre outros. Para fins de desenvolvimento das atividades descritas no citado subprojeto, selecionamos as contribuições teórico-metodológicas do modelo de sequência didática (SD), proposta por Dolz, Noverraz e Scheneuwly (2004) – com apresentação da situação, produção inicial, módulos diversos e produção final. Esses passos foram seguidos durante as intervenções dos alunos bolsistas, a fim de trabalhar os gêneros orais e escritos na sala de aula para promover o desenvolvimento de competências linguísticas (oralidade, escrita, análise textual) nos alunos colaboradores. Por fim, apresentamos uma avaliação do desenvolvimento do subprojeto e da atuação dos pibidianos no sentido de mirar nosso próprio desempenho como professora colaboradora e orientadora de alunos em plena formação docente.
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