Este trabalho tem como finalidade relatar uma experiência realizada por participantes do Programa de Residência Pedagógica, por meio de um projeto de intervenção envolvendo uma reflexão sobre a ideia de beleza natural e uma relação com a proporção áurea (o Número de Ouro), objeto da Matemática. O roteiro da intervenção se fez de uma forma bem simples: 1) Introdução ao tema; 2) Debate sobre a ideia de beleza e sua relatividade; 3) Oficina; 4) Avaliação. O objetivo principal dessa intervenção recai sobre a necessidade de se estabelecer relações dos saberes matemáticos com situações e/ou contextos do mundo real, sem se deter apenas às formas ou representações concretas mas, nesse caso, atentando para uma situação repleta de subjetividade e importância dentro do contexto social e para a formação integral dos estudantes. O Número de Ouro e o Debate sobre Padrões de Beleza, foi desenvolvido em uma escola de ensino fundamental na cidade de Arapiraca, em três turmas de 8º ano. A participação e o desenvolvimento dos estudantes durante a atividade demonstrou a importância de se planejar e realizar atividades em sala de aula que fogem ao quadro e giz, denotando um meio eficiente de motivação e significação dos saberes matemáticos aplicados.
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