A inclusão no ensino de história da cultura afro-brasileira e indígena na educação básica, de acordo com as leis 10.639/03 e 11.645/08, incide sobre a percepção de mundo e valores dos educandos. Com isso, o trabalho do professor concerne não apenas em introduzir estes conteúdos às disciplinas, mas trabalhá-los numa perspectiva ampla, fazendo uma análise reflexiva sobre o lugar do negro e do índio nos processos históricos. Portanto, interessa-nos analisar as práticas de ensino e a receptividade do educando no estudo desses grupos sociais a partir de experiências em sala de aula, considerando a parceria entre escola e bolsistas do PIBID. Para possibilitar essa discussão, nos fundamentaremos em autores como: Edson Silva, Maria da Penha Silva, Circe Bittencourt, Leandro Karnal e Jaime Pinsky. Utilizaremos então, uma pesquisa bibliográfica e análise qualitativa da relação ensino/aprendizagem na Escola Estadual Graciliano Ramos, no município de Palmeira dos Índios/AL a partir do Projeto de Iniciação à Docência PIBID/UNEAL/CAPES.
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