ANÁLISE E PERCEPÇÕES SOBRE A APLICABILIDADE DAS LEIS 10.639 E 11.645 NA EDUCAÇÃO BÁSICA

  • Autor
  • Francisca Maria Neta
  • Co-autores
  • Deisiane da Silva Bezerra
  • Resumo
  • A inclusão no ensino de história da cultura afro-brasileira e indígena na educação básica, de acordo com as leis 10.639/03 e 11.645/08, incide sobre a percepção de mundo e valores dos educandos. Com isso, o trabalho do professor concerne não apenas em introduzir estes conteúdos às disciplinas, mas trabalhá-los numa perspectiva ampla, fazendo uma análise reflexiva sobre o lugar do negro e do índio nos processos históricos. Portanto, interessa-nos analisar as práticas de ensino e a receptividade do educando no estudo desses grupos sociais a partir de experiências em sala de aula, considerando a parceria entre escola e bolsistas do PIBID. Para possibilitar essa discussão, nos fundamentaremos em autores como: Edson Silva, Maria da Penha Silva, Circe Bittencourt, Leandro Karnal e Jaime Pinsky. Utilizaremos então, uma pesquisa bibliográfica e análise qualitativa da relação ensino/aprendizagem na Escola Estadual Graciliano Ramos, no município de Palmeira dos Índios/AL a partir do Projeto de Iniciação à Docência PIBID/UNEAL/CAPES.

  • Palavras-chave
  • Ensino. História afro-brasileira. História indígena.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • TRABALHO NO ÂMBITO DO PROGRAMA PIBID
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