RESUMO: Pela alta complexidade que as células eucariontes apresentam, nota-se uma grande dificuldade no processo de ensino-aprendizagem, a utilização de imagens nas aulas é importante para a contextualização de ideias cientificas, existindo estudos no campo da educação em ciências que incluem a ideia de que imagens são mais facilmente lembradas do que suas correspondentes representações verbais. Este trabalho teve o objetivo de observar se o uso de imagens durante a aplicação de um conteúdo facilita a compreensão dos alunos, de forma grupal e individual. A turma foi dividida em dois grupos e foram obtidos os seguintes resultados, identificação das organelas: Grupo 1; 85,7% de acertos, Grupo 2; 75,5%, função de cada organela: Grupo 1; 42,8%, Grupo 2 ; 28,5%, essa diferença também foi notada na parte individual. Notamos que os motivos pelos quais a maior parte dos alunos respondeu corretamente o nome de cada organela, tem relação com o fato de termos feito uso frequente de imagens em slides e também imagens físicas, diferente dos momentos em que abordamos a parte mais teórica e verbalizada, que correspondia às funções, quando os resultados das respostas foram mais negativos. Ficando claro assim que o uso de imagens pode ser uma importante ferramenta para uma maior interação e compreensão dos alunos.
Comissão Organizadora
ELUNEAL Pibid RP UNEAL
Comissão Científica