O USO DE IMAGENS COMO UM RECURSO PARA MELHORAR A COMPREENSÃO DE CONTEÚDOS DE BIOLOGIA

  • Autor
  • Jadson da Silva Vieira
  • Co-autores
  • Francielly Alves Martins Vilar
  • Resumo
  •  

    RESUMO: Pela alta complexidade que as células eucariontes apresentam, nota-se uma grande dificuldade no processo de ensino-aprendizagem, a utilização de imagens nas aulas é importante para a contextualização de ideias cientificas, existindo estudos no campo da educação em ciências que incluem a ideia de que imagens são mais facilmente lembradas do que suas correspondentes representações verbais. Este trabalho teve o objetivo de observar se o uso de imagens durante a aplicação de um conteúdo facilita a compreensão dos alunos, de forma grupal e individual. A turma foi dividida em dois grupos e foram obtidos os seguintes resultados, identificação das organelas: Grupo 1;  85,7% de acertos, Grupo 2; 75,5%, função de cada organela:  Grupo 1; 42,8%, Grupo 2 ; 28,5%, essa diferença também foi notada na parte individual. Notamos que os motivos pelos quais a maior parte dos alunos respondeu corretamente o nome de cada organela, tem relação com o fato de termos feito uso frequente de imagens em slides e também imagens físicas, diferente dos momentos em que abordamos a parte mais teórica e verbalizada, que correspondia às funções, quando os resultados das respostas foram mais negativos. Ficando claro assim que o uso de imagens pode ser uma importante ferramenta para uma maior interação e compreensão dos alunos.

     

  • Palavras-chave
  • Imagens. Ensino-aprendizagem. Organelas.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • TRABALHO NO ÂMBITO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
Voltar Download
  • TRABALHO NO ÂMBITO DO PROGRAMA PIBID
  • TRABALHO NO ÂMBITO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
  • TRABALHO NÃO VINCULADO AOS PROGRAMAS PIBID E RP - LICENCIATURAS

Comissão Organizadora

ELUNEAL Pibid RP UNEAL

Comissão Científica