A PEDAGOGIA DOS MULTILETRAMENTOS: EXPERIÊNCIAS NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA DE UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL EM PALMEIRA DOS ÍNDIOS

  • Autor
  • José Ailton Barros Silva
  • Co-autores
  • Maria Verônica Tavares Neves Cardoso , Caique Santos de Melo , Cristiane Emiliano dos Santos Silva , Elenilson da Silva Palmeira , Lidiane Oliveira do Nascimento , Talia Gabriela Souza de Araujo
  • Resumo
  • RESUMO Em função das inovações tecnológicas e da facilitação, em termos gerais, do acesso às multimodalidades a formação baseada no letramento crítico e multimodal se faz, cada vez mais necessário nas nossas escolas, nas quais se espera que os estudantes saibam guiar suas próprias aprendizagens na direção do possível, com autonomia e flexibilidade, para que se tornem agentes nesse processo. Pesquisadores, como Cope e Kalantzis (2000, 2006), Kress (2003), Canclini (2008), Monte Mór (2012), Marins e Wielewicki (2015), Rojo (2012), discutem os desafios da multiplicidade cultural que se apresenta no mundo contemporâneo, expressa por meio de textos multissemióticos. Por isso, a necessidade de uma escolaridade que busque os multiletramentos e uma aprendizagem de línguas estrangeiras (LE), que contemple uma abertura para diferentes tipos de linguagens e pontos de vista. Esta pesquisa está sendo desenvolvida no PRP – Programa de Residência Pedagógica. O objetivo geral deste estudo é investigar as ressignificações que uma prática pedagógica, inspirada na Pedagogia dos Multiletramentos, podem implicar no processo de ensino e de aprendizagem nas aulas de língua inglesa.  Como objetivos específicos buscamos: organizar um mapa conceitual do termo multiletramento, multimodalidades e adaptação traçando um panorama histórico do mesmo; verificar como se dará a recepção da professora e dos alunos de língua inglesa da escola pública municipal que estamos atuando; apresentar alguns dados sobre o   projeto interventivo com a literatura multimodal que estamos trabalhando. Os dados estão sendo coletados, através de aplicação de questionários, entrevistas, observação e participação nas aulas, esses serão analisados à luz das teorias dos Multiletramentos e da Adaptação, como também dos documentos que norteiam a construção do currículo das escolas de Educação Básica PCNs – Parâmetros Curriculares da Educação Básica e da BNCC- Base Nacional Comum Curricular.

  • Palavras-chave
  • língua Inglesa, pedagogia dos multiletramentos, multimodalidades
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • TRABALHO NO ÂMBITO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
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