O objetivo deste artigo é apresentar uma análise da música “Desconstrução” do artista Tiago Iorc, à luz da Análise Dialógica do Discurso, considerando que a música em questão apresenta críticas sociais e traça uma relação entre o “eu social” e o “eu digital”, que caracteriza um dos estudos do processo dialógico. A natureza do enunciado está pautada na relação entre a linguagem e a ideologia e é compreendida pela diversidade dos gêneros discursivos, produzidos nas relações da vida com a língua. A fundamentação teórica dessa pesquisa está centrada nas teorias de Mikhail Bahktin (1997), nos estudos do círculo e em outros autores que bebem desta fonte como: Brait (2001; 2006), Fiorin (2017), Geraldi (2003) entre outros. Como caminho metodológico, foi feito um levantamento bibliográfico a partir dos estudiosos já mencionados fazendo uma abordagem sobre a concepção dialógica de língua/linguagem pautada nas teorias desenvolvidas pelo viés do círculo bakhtiniano. Os resultados mostraram que existe uma relação entre a teoria abordada e a letra da música em questão, reforçando o pressuposto de que os sujeitos se constituem a partir da interação que ocorre entre si e entre os contextos vivenciados. Conclui-se assim que, a pesquisa se torna relevante à medida que contribui para a consolidação de estudos em ADD, como também colabora para a compreensão dos gêneros, práticas de ensino-aprendizagem de línguas.
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