A (DES)VALORIZAÇÃO DA CULTURA NORDESTINA NA ESCOLA PÚBLICA: LITERATURA DE CORDEL

  • Autor
  • Rosane Damasceno Costa
  • Co-autores
  • Maria Francisca Oliveira Santos , Eliane Bezerra da Silva , Janaína Lima da Silva Santos
  • Resumo
  • Resumo

    A cultura de um povo é o que revela sua identidade, história, costumes, crenças e todos os outros valores que foram adquiridos durante a vida. Entre tantas culturas existentes, algumas são mais marcantes, como, por exemplo, a cultura nordestina, que tem como um dos pontos fortes a fala. Nesse sentido, a partir de uma sequência didática sobre literatura de cordel aplicada na escola pública estadual Costa Rêgo, do município de Arapiraca – Al, vinculada ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, foi feito este trabalho que tem como objetivo obter resultados a respeito da valorização da cultura nordestina no âmbito escolar e da identidade cultural dos alunos, recolhendo informações por meio dos questionários aplicados em sala, subsequentes a debates e cordéis do cearense Patativa do Assaré. O trabalho fundamentou-se em Pedroso (1999), Anhorn (2000) e Candau (2003), tendo em vista que a escola é o melhor ambiente para se trabalhar a valorização cultural. No entanto, pôde-se constatar que os alunos não faziam questão dessa valorização, já que eles mesmos se colocavam em posições inferiores por serem nordestinos, aceitando rótulos que lhes são impostos e ignorando sua identidade cultural. O trabalho apontou resultados no sentido de se entender como a escola pública atua para que os valores e a identidade cultural de seus alunos não se percam e para que um novo olhar aos alunos seja dado por sentirem sua cultura valorizada. A grande relevância de tudo se dá pelo fato de a atividade de sala de aula tratar com harmonia e seriedade a identidade e a valorização cultural.

     

    Palavras-chave: Cultura nordestina, Identidade cultural, Escola pública. 

             

  • Palavras-chave
  • Cultura nordestina, Identidade cultural, Escola pública.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • TRABALHO NO ÂMBITO DO PROGRAMA PIBID
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  • TRABALHO NÃO VINCULADO AOS PROGRAMAS PIBID E RP - LICENCIATURAS

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