O processo de aprendizagem é constituído por diversas fases que podem ser agregadas a alguma metodologia facilitadora de todo esse processo, e o professor é peça chave na escolha destes instrumentos. Este estudo é de caráter quali-quantitativo. O instrumento de pesquisa deu-se por meio de um questionário e foi aplicado para 5 turmas do ensino médio em uma escola estadual da rede pública parceira do Programa, na cidade de Santana do Ipanema-AL. Foram contabilizados 109 alunos, sendo 39 do sexo masculino e 70 do sexo feminino. Os participantes deste estudo foram questionados inicialmente sobre o modo de aprender de cada indivíduo. Neste sentido, foi observado que cerca de 98% (107) dos alunos entendem que cada um deles tem o seu próprio tempo de aprendizagem. Isto demonstra que eles tem conhecimento sobre as características próprias, logo dispares e inerentes a cada pessoa. Seguindo em um viés parecido, 79% responderam que acrescentariam algo de inovador na metodologia diária normalmente usada pelo professor. Aproximadamente 99% (108) dos alunos gostariam que houvessem mais aulas práticas, dinâmicas ou laboratoriais dentro dos limites da disciplina. Destarte, o professor de Biologia pode utilizar-se de alguns recursos, se analisarmos a vasta ementa de conteúdos da disciplina. Assim, a aprendizagem se dará muito proveitosa, e concomitantemente se adaptará dentro dos pilares educacionais e dos limites pedagógicos cabíveis.
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