Resumo
O gênero textual letra de música tem como objetivo principal reconhecer este gênero como instrumento facilitador para a leitura e produção textual no ensino e aprendizagem da língua portuguesa e inglesa. A temática tem como suporte teórico os pressupostos de Bezerra (2017) e Marcuschi (2008) entre outros que favorecem o gênero por sua função comunicativa. As atividades propostas seguem o paradigma de sequência didática concebido por Schneuwly; Dolz (2004) com proposito de ser aplicado e trabalhado em uma turma de oitavo ano em uma escola da esfera pública de Palmeira dos Índios, Alagoas. Referente ao planejamento de aula no qual vai ser abordado, tem como desígnio despertar o conhecimento prévio sobre o gênero textual que vai ser trabalhado, mostrando a importância do mesmo. Utilizando a música “Firework – Katy Perry” para desenvolver o processo cognitivo da aprendizagem, praticando também o “read”, “listen”, “write” e o “speak”, como também através da tradução trabalhar aspectos gramaticais da língua portuguesa. Além disso materializa realizar discussões sobre o gênero letra de música e suas peculiaridades, e também produzir uma paródia ou uma paráfrase posteriormente. Decorremos à organização dos problemas encontrados nos textos produzidos e, posteriormente, corrigir em conjunto e discutimos os erros estruturais dos alunos para que, na sequência, eles pudessem reescrever os textos. Ainda não se possui corpus obtido para análise, irá suceder da aplicação em sala de aula com a finalidade da experiência e coleta de dados. É necessário destacar que esse trabalho está vinculado ao subprojeto de Letras PIBID/ CAPES/ UNEAL/ Campus III: Leitura de Gêneros Textuais para o aperfeiçoamento da oralidade e escrita no ensino de Língua Portuguesa e que o destaque do pressuposto trabalho consiste em possibilitar aos discentes da escola colaboradora a proximidade com a leitura e produção de abundantes gêneros textuais e a argumentação de temáticas variadas, além de oportunizar ao discente bolsista a pratica de docência, conciliando o conceito estudado e a formação docente .
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