Este trabalho origina-se das intervenções pibidianas, devidamente orientados pela coordenadora do PIBID subprojeto do curso de letras da Universidade Estadual de Alagoas, em que os graduandos desenvolveram ações de leitura e produção textual por meio dos gêneros textuais, procurando contribuir para o ensino-aprendizagem de alunos do 9 º ano de uma escola pública do agreste alagoano. O trabalho tem como principal objetivo estudar o gênero discurso de formatura na modalidade oral, dando ênfase na utilidade do referido gênero no espaço de sala de aula. Metodologicamente, este trabalho segue a linha da pesquisa-ação de abordagem qualitativa, como também o modelo das sequências didáticas (SCHNEUWLY; DOLZ; NOVERRAZ, 2004) em que as atividades se dão por meio de módulos. Sendo o discurso de formatura um gênero oral, o trabalho de produção textual foi fiel às questões da oralidade e buscou mostrar aos alunos a importância desta para a negociação e para a eficácia comunicativa em um gênero específico (discurso de formatura), o processo ocorreu através de 3 módulos, em que a finalização da SD resultou em uma união dos discursos numa espécie de estoque textual. Como resultados alcançados, tem-se que os alunos puderam evidenciar como um gênero da oralidade (discurso de formatura) acontece de maneira planejada, necessitando de um locutor, interlocutores, situação comunicativa, além de uma série de elementos que funcionam como arquitetura do citado gênero oral e que a turma participante conseguiu realizar uma produção final e reconhecer os níveis qualitativos de suas produções.
Comissão Organizadora
ELUNEAL Pibid RP UNEAL
Comissão Científica