FORMAÇÃO E PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO DE HISTÓRIA ATRAVÉS DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

  • Autor
  • Estéfani Gonzaga da Silva
  • Resumo
  • O artigo aborda sobre a importância do Programa de Residência Pedagógica que visa não somente desenvolver em cada graduando a compreensão das teorias estudadas, como também a aplicabilidade e reflexão sobre a prática. Além de oferecer instrumentos necessários para lidar com os desafios do cotidiano do espaço escolar, o programa contribui no trabalho coletivo através das competências e habilidades necessárias para a construção profissional do graduando. O aprendizado adquirido com a experiência, na prática em sala de aula propicia a compreensão de vários conceitos teóricos que conduzem ao exercício da prática docente. O Programa é importante na condução e processo de ensino e aprendizagem, pois proporciona benefícios para a formação profissional, através de momentos de aprendizagem, abrangendo a observação e familiarização com o espaço, além da reflexão dos problemas que envolvem o exercício docente. O objetivo deste trabalho é proporcionar uma análise sobre as experiências e formação dos docentes, promovendo a valorização dos saberes apreendidos no cotidiano do espaço educacional na instituição campo de atuação dos residentes na Escola Estadual Almeida Cavalcanti, através do Programa de Residência Pedagógica.   O artigo está ancorado nos pressupostos dos autores: BIDO (2007), BASSO (1998), DAMIANI (2008), PIMENTA (2006), NUNES (2001), PANNUTI (2015) entre outros.

  • Palavras-chave
  • Ensino. Didática. Docência
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • TRABALHO NO ÂMBITO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
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