- Autor
- Juliana dos Santos Natividade
- Co-autores
- Alice Karla Lopes Paixão , Cristiana Alves de Souza , Ericleia da Silva Oliveira , Jonata Caetano Bispo , Jonathan Henrique da Silva Nunes , José Fernando da Silva , Vanilson da Silva Santos , Radja Silva Santos Venâncio , Aldenir Feitosa dos Santos
- Resumo
-
O ensino de química não é uma tarefa fácil, principalmente por abordar temas abstratos e serem usados métodos didáticos convencionais. Seu conteúdo por muitas vezes é rotulado, pelo alunos, como chato e repetitivo. Cabe aos professores desenvolverem práticas cada vez mais interativas e dinâmicas, para capturar a atenção do alunado, o que faz do lúdico uma opção viável. Este trabalho tem o intuito de produzir e aplicar o Jogo Roleta Periódica. Os Pibidianos de química produziram o jogo para ser utilizado por professores em aulas sobre a Tabela Periódica, utilizando materiais reciclados e de baixo custo. O impacto e aceitação desta atividade, pelo aluno, foi ralizado através da análise de seu discursso durante e após a execução da atividade. Foi possível produzir um jogo didático prático e dinâmino que pôde ser utilizado durante as aulas do tema Tabela Periódica, de forma atividades lúdica e contextualizadora. Pôde ser constatado que durante a aplicação da Roleta Periódica, os alunos conseguiram se divertir, participar, socializar e aprender mais do que durante as aulas tradicionais, refletindo inclusive no rendimento destes em aulas posteriores. O jogo Roleta Periódica demostrou bastante rendimento enquanto ferramenta lúdica, pois, tanto proporcionou um momento de diversão e interação entre todos os envolvidos, como possibilitou um aprendizado efetivo e eficaz para o ensino da tabela periódica na disciplina de química.
- Palavras-chave
- Inovação no ensino de Química. Jogo lúdico. Produção de jogos.
- Modalidade
- Exposição
- Área Temática
- TRABALHO NO ÂMBITO DO PROGRAMA PIBID