TWISTER HISTOLÓGICO: UMA ATIVIDADE LÚDICA COMO PROPOSTA PARA UMA MELHOR APRENDIZAGEM DO CONTEÚDO DE CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL

  • Autor
  • Adilson José da Silva
  • Co-autores
  • Artur Vieira Otacílio de Barros , Dayani Mayara Melo Nunes da Silva , Jessia Elem Cunha Barbosa , Letícia Carla da Silva Araújo , Marianne Martins dos Santos Pereira , Claudimary Bispo dos Santos
  • Resumo
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    INTRODUÇÃO: Os jogos didáticos como instrumentos de ensino, seja em Ciências ou em outras áreas, alia os aspectos lúdicos a representações mentais, funcionando como estratégia para a compreensão de conceitos abstratos e complexos, favorecendo a interação social entre os alunos. A atividade lúdica tem o objetivo de propiciar o meio para que o aluno induza o seu raciocínio, a reflexão e consequentemente a construção do seu conhecimento, facilitando a memorização do assunto abordado. Sabe-se da dificuldade enfrentada pelos professores em transmitir determinados conteúdos, como por exemplo, o estudo da biologia dos tecidos (histologia), assim, surge a necessidade do professor despertar o interesse dos alunos, através de aulas dinâmicas, inserindo atividades lúdicas - o jogo twister. OBJETIVO: Mostrar a atividade lúdica, jogo Twister, como recurso didático no ensino-aprendizagem do conteúdo de histologia, visando motivar a busca pelo conhecimento, no ensino de ciências. METODOLOGIA: O jogo “Twister histológico” foi confeccionado pelos graduandos do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL, bolsistas do Programa Institucional de Iniciação à Docência – PIBID, sob a supervisão da professora de Ciências da Escola Estadual Adriano Jorge, localizada no município de Arapiraca/AL. Trata-se de um jogo comum entre crianças e adolescentes, que trabalha a coordenação das mãos e pés, enfim todo o corpo. Os participantes precisam atender aos comandos da roleta (ou dados, ou cartas) e posicionar sua mão ou pé em um dos círculos de um tapete (tabuleiro) colocado no chão. A confecção e execução do jogo ocorreram em duas etapas: 1ª etapa = confecção do tapete retangular de TNT, tamanhos 95cm X 1,40m, cor branca, 24 círculos de material emborrachado (EVA), nas cores azul, vermelho, amarelo e verde de tamanho 60 X 40cm; 06 círculos representando cada cor, estes foram fixados no retângulo de TNT com cola quente em 4 fileiras. Foram também utilizados 03 copos descartáveis: um contendo as questões fechadas e abertas, retiradas do livro didático do 8º ano, capítulo, que abordava o conteúdo de histologia; outro com as cores dos círculos do twister (verde, amarelo, azul e vermelho), e o último com membros do corpo (mãos, pés, cabeça, etc.), escritos e recortados numa folha de papel individualmente. 2ª etapa - atividade colocada em prática, no 8º Ano: participaram 45 alunos, divididos em 02 grupos A e B, cujo desenvolvimento ocorreu no pátio da escola. Cada grupo escolhia um integrante para ir até ao tapete, onde era sorteada a questão e o grupo tinha 30segundos para responder. Caso errassem ou não soubessem responder, a pergunta era repassada para o outro grupo. Para o representante do grupo que não respondeu, era sorteado uma cor e um dos membros do corpo. Exemplo: Mão esquerda na cor amarela. O integrante do grupo que se movesse tirando o membro da cor previamente atribuída, dava lugar a outro integrante do mesmo grupo. RESULTADOS: O jogo “twister histológico” despertou nos alunos a motivação em participar, aprendendo de maneira lúdica, onde, além de compartilharem o aprendizado, a revisão do conteúdo se deu de forma divertida. Logo, fica evidente a importância de se utilizar o lúdico como meio de promover a aprendizagem. O jogo teve como resultado: grupo A acertou 07 questões; e o grupo B 04 questões. CONCLUSÃO: A união e o esforço nos dois grupos em responder corretamente foi visível e positiva. O jogo didático apresentado mostrou ser um recurso facilitador do processo de ensino-aprendizagem, permitindo dinamizar as aulas e despertar a curiosidade dos alunos para que os mesmos se apropriem de conceitos. Porém, ocorreram algumas limitações, decorrentes do tapete não ser fixo e o grande número de alunos dificultou a participação de todos.

  • Palavras-chave
  • ensino-aprendizagem, jogo educativo, PIBID
  • Modalidade
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  • Área Temática
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