RESUMO: Introdução. O primeiro contato com a citologia é no ensino fundamental e ao abordar esse assunto em sala de aula fica evidente o abstracionismo que o envolve devido às dimensões microscópicas da célula, o que torna necessário a intervenção com métodos que ajudem os discentes a concretizar os conhecimentos que veem apenas em teoria ou figurativamente. Objetivo. O trabalho objetiva promover o desenvolvimento de práticas pedagógicas em sala de aula que facilitem a compreensão do conteúdo de citologia, através da utilização do microscópio e de jogo educativo. Material e métodos. A metodologia decorreu em três momentos, foi proporcionada uma revisão do conteúdo, a utilização do microscópio para visualização de um tipo de célula e por fim, o jogo educativo – bingo celular. Resultados e discussão. Como resultado foi observado a interação dos discentes durante a revisão, curiosidade ao identificar a célula e empolgação para completar sua cartela no bingo. Conclusão. Portanto, práticas pedagógicas com auxílio do microscópio e jogos educativos foram consideradas eficientes para uma melhor compreensão da aula sobre citologia.
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