RESUMO: A iniciação à docência vem sendo cada vez mais implementada pelas instituições de ensino que promovem programas de formação e formação continuada, dando a oportunidade aos discentes de terem uma experiência da prática em sala de aula, antes de iniciar de fato na atuação docente propriamente dita. É neste sentido que o presente estudo teve por objetivo analisar o processo de imersão dos estudantes de licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Alagoas nas escolas de educação pública de Santana do Ipanema-AL, através do Programa de Residência Pedagógica (PRP), que proporciona ao licenciando a experiencia de imersão nas escolas, com o intuito de aperfeiçoar as práticas pedagógicas e metodologias, bem como sua desenvoltura no ambiente escolar. Os resultados foram obtidos através de um questionário com perguntas abertas e fechadas, onde indagava dos residentes entrevistados quais as contribuições, dificuldades, aprendizados, etc., que o PRP trouxe durante este tempo de atuação. As repostas dos residentes a esses questionamentos tiveram, majoritariamente caráter positivo, tendo em vista as dificuldades que os professores enfrentaram e enfrentam diariamente, é evidente pois, que o PRP contribuiu bastante para a decisão ou confirmação da escolha pela docência. É possível perceber também que esse processo de formação, incluindo o papel atribuído pela universidade e pela escola, desenvolveram importantes funções para formação docente, onde viabilizam a construção da autonomia quanto profissional; destacando o aprimoramento da prática docente no ambiente escolar.
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