A CONTRIBUIÇÃO DAS OFICINAS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA

  • Autor
  • MARIA DANILA SEVERO DOS SANTOS
  • Co-autores
  • LIDIANE TEREZA DOS SANTOS
  • Resumo
  •  

    A CONTRIBUIÇÃO DAS OFICINAS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA

     

     

    Maria Danila Severo dos SANTOS1

    Lidiane Tereza dos SANTOS1

    Maria Betânia Porfírio Monteiro de OLIVEIRA2

     

    1Graduandas do curso Licenciatura plena em Geografia pela Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL – Campus III. Aluna bolsista do PIBID/CAPES. Email:, lidianeterezasantos@gmail.com

    2Professora Supervisora do Programa de Iniciação à Docência, Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL – Campus III. Email: betaniaporfirio@yahoo.com.br

    severo.danila@gmail.com

     

    Resumo: O presente trabalho tem por objetivo mostrar como a contribuição das oficinas no processo de ensino aprendizagem é importante no ensino de Geografia. A partir deste iremos relatar as experiências vivenciadas no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e do subprojeto a linguagem cartográfica no ensino de Geografia da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), Campus III, na Escola Estadual Manoel Passos Lima, situada na cidade de Palmeira dos Índios-AL. As experiências foram obtidas através de oficinas pedagógicas as quais buscaram por meio destas, transmitir aos alunos de uma forma mais lúdica e interativa os conceitos básicos dos elementos que compõe um mapa e a distribuição dos blocos econômicos nos países, fundamentadas nos pressupostos de Guerreiro (2012), Richter (2010), Callai, Castrogiovanni (2009), Santos (1997), Vygotsky (1989) e Wille (2010), todos autores que tratam da educação, do ensino, alfabetização e letramento cartográfico que é onde nosso subprojeto está pautado. As atividades foram desenvolvidas nas turmas do 1º ano do Ensino Médio e 8º ano do Ensino Fundamental. O repasse do conhecimento através de oficinas nos mostra que se pode ampliar as possibilidades do ensino e a forma que a aprendizagem acontece, e também demonstra que se pode conseguir uma Geografia renovada, pois ao mesmo tempo em que se passa conhecimento geográfico básico, estará também estimulando aos educandos sua criticidade e criatividade enquanto ao mesmo tempo aprendem o conteúdo que está sendo abordado, nas oficinas ofertadas utilizamos uma grande variedade de recursos metodológicos na confecção e aplicação das mesmas como: recursos didáticos e tecnológicos. Ao término do desenvolvimento das oficinas, percebemos um avanço significativo no que concerne ao ensino aprendizagem, através da aplicação das mesmas foi possível alcançar seu objetivo principal que era, os alunos aprenderem divertindo-se, os mesmos questionaram e tiraram suas dúvidas, a relação entre o ensino e a aprendizagem tornou-se mais atrativa aos olhos dos alunos.

     

  • Palavras-chave
  • Linguagem Cartográfica, Geografia, Lúdico.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • TRABALHO NO ÂMBITO DO PROGRAMA PIBID
Voltar Download
  • TRABALHO NO ÂMBITO DO PROGRAMA PIBID
  • TRABALHO NO ÂMBITO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
  • TRABALHO NÃO VINCULADO AOS PROGRAMAS PIBID E RP - LICENCIATURAS

Comissão Organizadora

ELUNEAL Pibid RP UNEAL

Comissão Científica