Os gêneros textuais nos livros didáticos de língua portuguesa: um olhar sob a perspectiva teórica e prática

  • Autor
  • Miriely da Silva Martins
  • Resumo
  • Neste trabalho, analisamos o tratamento dos gêneros textuais, isto é, buscamos observar e compreender a forma como estes são abordados e trabalhados em Livros Didáticos (LD) de Língua Portuguesa no Ensino Médio e procuramos refletir sobre o direcionamento apresentado pelas obras em relação a essa temática. Esse estudo foi desenvolvido a partir do Programa Residência Pedagógica, que tem por objetivo proporcionar aos licenciandos o contato com a prática docente, numa escola de rede pública no município de União dos Palmares – AL.  Nesse sentido, essa pesquisa se justifica pela relevância do trabalho com os gêneros textuais através dos livros didáticos no contexto educacional. Então, para a realização deste estudo descritivo-documental, com abordagem qualitativa e quantitativa, selecionamos como material de observação/investigação a coleção, Português contemporâneo: diálogo, reflexão e uso, de autoria de Cereja, Vianna e Damien (2016) destinada ao ensino médio. Os materiais didáticos analisados demonstram que, apesar de não estarmos em uma almejada situação de ensino de língua materna, percebemos a preocupação dos autores em incorporar os estudos com relação a relevância de se trabalhar o desenvolvimento e/ou aprimoramento das capacidades de leitura, de entendimento e de produção textual. Como referencial teórico utilizamos as propostas de Bakthin (1997), Marcuschi (2005), Sheneulwly e Dolz (2004) e Bronckart (1999), dentre outros, cuja preocupação é direcionada para a importância da utilização dos gêneros textuais presentes nos livros didáticos em sala de aula. Todavia, apesar da diversidade de gêneros textuais encontrados na sessão analisada na respectiva coleção, isso não garantiu a qualidade do trabalho com esses gêneros discursivos.

  • Palavras-chave
  • Gêneros textuais, Livro didático, Língua materna.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • TRABALHO NO ÂMBITO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
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  • TRABALHO NO ÂMBITO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
  • TRABALHO NÃO VINCULADO AOS PROGRAMAS PIBID E RP - LICENCIATURAS

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