O presente estudo, associado ao Projeto de Pesquisa “Articulação de orações em redações do Enem: um estudo descritivo do português padrão à luz da Linguística Funcional” e vinculado ao Grupo de Pesquisa “Língua, Interação e Uso – LINTERUS” (CNPq/UNEAL), pretende expor o modo como as orações subordinadas substantivas subjetivas são descritas nos livros didáticos do Ensino Médio. À luz de pressupostos teóricos concernentes à Linguística Funcional, compreende-se a língua como um sistema fluido e complexo, constituído por padrões mais ou menos regulares (BYBEE, 2016). Nesse sentido, cada categoria gramatical passa a ser concebida a partir de elementos mais ou menos modelares (protótipos), em um continuum escalar. Por essa perspectiva, Hopper e Traugott (1993) estabelecem graus de interação entre as orações, propondo, no continuum de gramaticalização, três pólos de articulação dessas orações: a parataxe, a hipotaxe e a subordinação. Nesse último pólo, as orações subordinadas substantivas, também chamadas orações encaixadas, são observadas como constituintes imediatos de uma estrutura oracional complexa. Metodologicamente, foram selecionadas, de modo aleatório, cinco coleções de livros didáticos, das onze coleções aprovadas no PNLD 2018 do Ensino Médio, para o componente curricular Língua Portuguesa: Novas Palavras, da Editora FTD; Português Contemporâneo, da Editora Saraiva; Ser Protagonista, da Editora SM; Veredas da Palavra, da Editora Ática; e Linguagem e Interação, também da Editora Ática. Nas coleções indicadas, tal tópico gramatical é abordado no livro do terceiro ano, o que, de certa maneira, está em consonância com o Projeto de Pesquisa citado, uma vez que é nessa fase da vida escolar que o aluno se submete ao Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Partindo, portanto, de uma pesquisa de natureza bibliográfica, com uma abordagem interpretativista dos dados obtidos, este estudo visa descrever e analisar, por meio de recorte quantitativo e, principalmente, qualitativo, os conceitos de período composto, as noções de coordenação e subordinação, as definições das orações subordinadas substantivas e as características linguísticas das orações subordinadas substantivas subjetivas. Também são levadas em consideração as definições e as caracterizações das orações classificadas como principais (ou orações matrizes), uma vez que, por um prisma funcionalista, todo o contexto de uso da oração pode interferir na elaboração de determinada construção linguística. Por conseguinte, intenta-se, a partir de um mapeamento do estudo desse tópico gramatical na tradição escolar, demonstrar em que medida os ensinamentos gramaticais estão de acordo com as novas concepções de ensino de Língua Portuguesa e de que modo diversificados usos linguísticos são incorporados nas aulas dessa disciplina.
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