Este artigo tem como objetivo relatar as experiências vividas em sala de aula por alunos graduandos de licenciatura em História, vinculados ao Programa Institucional de bolsa de Iniciação à Docência - PIBID, aplicando o estudo e ensino da história por meio de dinâmicas e intervenções lúdicas realizadas nas Escolas Graciliano Ramos e Egídio Barbosa da Silva, ambas da rede estadual de ensino do município de Palmeira dos Índios-AL, com turmas dos anos finais do ensino fundamental II e anos iniciais do ensino médio regular. Este trabalho foi elaborado com referencial teórico de autores como FREIRE (2001) com o estudo pedagógico, BARRETO (1998), BLOCH (2001), SOARES (2010), COTRIM (2016), entre outros; diálogos informais com professores do Ensino Fundamental e Médio vinculado as escolas citadas anteriormente; e, observação sistematizada durante o estágio I dos graduandos. O uso de dinâmica como instrumento educativo em sala de aula, possibilita aos alunos a compreensão dos temas abordados e a participação nos debates e discussões, melhorando significativamente o ensino/aprendizagem do ensino de História. A finalidade é incentivar as relações interpessoais, estimulando o trabalho em grupo e instigando suas competências, habilidades e olhar crítico, proporcionando um novo ambiente entre a academia e sala de aula, e novos olhares sobre o ensino de História.
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