Prática literária e formação de alunos-leitores no ensino básico

  • Autor
  • Eliane dos Santos
  • Co-autores
  • Eliane Bezerra da Silva , Maria Francisca Oliveira Santos , Janaína Lima da Silva Santos , Lucivania Maria Souza
  • Resumo
  • Esta pesquisa que tem como objeto de estudo a educação literária, apresenta uma proposta para formação leitora de alunos das escolas inseridas no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/2018.2), na área de Letras, da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL). Ela surge diante da problemática que tem comprometido a formação do prazer de ler, a maneira como se trabalha leitura na escola desvalorizando o texto literário e a didatização dos textos literários entre outros. O objetivo geral é verificar se a escola como uma comunidade de leitores tem desenvolvido no aluno habilidades de leitura a partir da prática literária, uma vez que é de suma importância a escola mediar o processo de formação de leitores. Para realizar o objetivo, aplicamos um questionário a duzentos e oitenta e cinco alunos de três escolas do ensino básico da rede estadual de ensino, do município de Arapiraca, Alagoas. Logo, trata-se de uma pesquisa em andamento, analisamos aqui o material coletado na fase inicial. Os resultados apontaram que em sua maioria os alunos se consideram leitores, no entanto, reconhecem não ter vivência com a leitura literária no ambiente escolar. A fundamentação teórico-metodológica  está  subsidiada  a partir da sequência básica  proposta por Rildo Cosson, que contribui para direcionar o professor ao processo de letramento literário na interação leitor-texto em quatro passos: motivação, introdução, leitura e interpretação, com base em Cosson (2006), Souza e Cosson (2011), Aguiar (1986), Candido (1972), Todorov (2010) levantando questões sobre a importância da leitura literária na escola, letrar literariamente o aluno, a natureza e a função da literatura e o modo como se tem trabalhado a leitura literária na escola. Espera-se que tragamos, a partir desta pesquisa, atividades elaboradas e mediadas por nós para recepção leitora fomentando a leitura literária no espaço escolar na perspectiva da educação para a sensibilidade estética e humana.

  • Palavras-chave
  • Alunos leitores, Letramento literário, Escola
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • TRABALHO NO ÂMBITO DO PROGRAMA PIBID
Voltar Download
  • TRABALHO NO ÂMBITO DO PROGRAMA PIBID
  • TRABALHO NO ÂMBITO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
  • TRABALHO NÃO VINCULADO AOS PROGRAMAS PIBID E RP - LICENCIATURAS

Comissão Organizadora

ELUNEAL Pibid RP UNEAL

Comissão Científica