O presente trabalho tem como objetivo descrever as experiências vivenciadas com as atividades do PIBID, realizadas na Escola Monsenhor Macedo, que está situada na cidade de Palmeira dos Índios-AL, trazendo os resultados teóricos e práticos do subprojeto aplicado, intitulado “A Linguagem Cartográfica no Ensino de Geografia”. O programa propicia ao graduando um contato direto com a sala de aula, possibilitando um melhor conhecimento do ambiente escolar, principalmente sobre a pratica docente. O ensino de Geografia na rede pública encontra muitas dificuldades, limitando a prática dos professores, quanto ao uso da cartografia em sala, embora ela seja fundamental para a formação dos conhecimentos geográficos dos alunos ainda não é bem desenvolvida em sala de aula, principalmente porque alguns professores não possuem conhecimentos cartográficos suficiente para transmitir aos alunos. O subprojeto, foi desenvolvido através de uma oficina com os alunos da 1ª série do ensino médio, a oficina foi elaborada de acordo com o conteúdo que estava sendo aplicado pela professora supervisora de geografia, relacionando o mesmo com a cartografia, uma vez que esta, estar presente em diferentes contextos geográficos. Tendo como objetivo despertar no aluno um interesse maior pela disciplina, afim de fazer com que a turma conheça e aprenda as noções cartográficas e ao mesmo tempo esteja aprendendo o conteúdo já em estudo, de uma forma mais significativa e dinâmica, diferente do habitual, muito limitada aos métodos tradicionais. Dessa forma é possível mostra a disciplina de Geografia sempre vista como “chata e entediante”, de uma maneira mais interessante e prazerosa.
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