A metodologia tradicional, tem sido bastante questionada sobre sua efetividade no processo de ensino-aprendizagem. A Base Nacional Comum Curricular busca trabalhar o sujeito em sala de aula desenvolvendo suas habilidades e competências. Desta forma, objetivou-se com este trabalho expor os achados frente a aplicação de uma metodologia ativa no ensino fundamental. Foi utilizada a aplicação de questionário pré e pós a efetivação da metodologia. Participaram 20 estudantes, onde a maioria era do sexo feminino e a idade mais prevalente foi 13 anos. Quando comparamos o desempenho da turma entre o pré e pós questionário, tivemos algumas diferenças positivas sobre: citosol 40% (8), lisossomos 20% (4), classificação da célula, membrana plasmática e complexo golgiense 10% (2) e sobre o material genético 5% (1). Sobre o retículo endoplasmático não houve diferença. Em contrapartida, sobre os ribossomos, mitocôndria e o centríolo, houve um desempenho negativo de 10% (2). Sobre a construção do material didático todos obtiveram um desempenho positivo. O estudo demonstrou que a forma de avaliação pode ser um dos causadores do mau desempenho, bem como a metodologia possa estar ligada ao resultados positivos. Entretanto é importante que haja uma avaliação individual, buscando entender a particularidade de cada aluno.
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