RESUMO: A educação no turno noturno tem características que divergem do ensino diurno e estes são pontos essenciais para ser visados pelos professores e coordenadores da escola que tem este ensino implantado na instituição. Assim, por meio de análises de alunos da Universidade Estadual de Alagoas que participam do projeto de Formação da Residência Pedagógica, este artigo tem como foco, os resultados de uma pesquisa no processo de aprendizagem. Como ocorre essa aprendizagem utilizando a metodologia adotada, como conceitos trigonométricos podem ser explorados com o uso de materiais manipuláveis que estejam próximos da realidade desses alunos. A aprendizagem significativa ocorre quando na tarefa de aprender há a possibilidade de relacionar uma nova informação a outras que os alunos já conheçam.
Sendo assim, trazendo como problemática a metodologia que o professor irá utilizar para que este tipo de aluno absorva conteúdos e desenvolva a aprendizagem, sem excluir os descritores essenciais, onde essa sirva para o futuro dos mesmos. As informações foram coletadas através da observação participante, questionário e análise das atividades conduzidas nas aulas ministradas na turma do 2° ano do ensino médio. Observou-se em particular as dificuldades dos alunos na aprendizagem em matemática e a constante ameaça em reprovação e evasão escolar. Resultados indicam que a abordagem pedagógica deve se assegurar as vivências prévias e expectativas que os alunos trazem para a escola. Este trabalho é uma pesquisa qualitativa e apresenta atividades práticas onde visa facilitar o entendimento à conceitos relativos a aprendizagem matemática.
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