Resumo: Esse artigo apresenta considerações/reflexões sobre a importância de algumas conquistas positivas como também alguns entraves, no que diz respeito à conscientização social através da prática pedagógica relacionada ao uso da oralidade como ferramenta de letramento crítico em aulas de língua inglesa. Para isso, foi desenvolvido um projeto intitulado “Olhando o Outro pelas Tirinhas” na Escola de Educação Básica 21 de Abril da rede privada de ensino do munícipio de Craíbas, Alagoas. O objetivo deste trabalho é investigar os ganhos por parte dos alunos em participar dessas atividades que fogem ao modelo da aula tradicional como também constatar a falta de valorização dessas mesmas atividades por parte dos profissionais envolvidos no ambiente escolar, investigando as possíveis causas dessa desvalorização das práticas orais e de letramento crítico. O principal resultado gerado por essa sequência didática refere-se à aquisição de uma consciência crítica e preocupada com algumas problemáticas de relevância social para não somente os alunos envolvidos diretamente no projeto citado acima, como também membros da comunidade escolar como um todo, obtendo uma humanização acerca de algumas questões trazidas à luz da (o) discussão/debate, sendo que ao passo que essa conversa foi tecida questões gramaticais relacionadas à matéria e/ou ao assunto abordado naquela aula foram também trabalhados.
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